Falta Da Gua No Brasil
Ravi Fochi – 9°A
Causa 1 - Desmatamento na mata atlântica
A expressão “rios aéreos” é usada quando falamos de duas massas de ar úmidas (massa equatorial atlântica e massa equatorial continental) que causam chuvas no Brasil inteiro (a umidade passa por Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo). A massa equatorial atlântica é úmida por se formar no oceano, e a massa equatorial continental, pelo fato de ser formada na mata atlântica “suga” a umidade das árvores (como se fosse uma esponja). A explicação para isso é que as massas de ar citadas acima vem na direção da Cordilheira dos Andes e são redirecionadas para o Sudeste e seus arredores, causando baixas temperaturas e chuvas. Porém, com o desmatamento na Mata Atlântica cada vez maior (de 2004 a 2013, o aumento foi de 83%, e a Amazônia perdeu uma área equivalente a duas Alemanhas, ou 762.979 km² de floresta), a massa de ar equatorial continental está ficando cada vez mais seca, causando altas temperaturas e falta de chuvas na região sudeste do país.
Imagem sobre as massas de ar -
Solução: Uma das soluções para a falta da água no Brasil é reflorestar a Mata Atlântica.
Causa 2 – Só uma pequena parte da água vai para consumo humano
Tudo feito pelos humanos consome água, porém, a agropecuária usa uma parcela muito grande de nossas reservas: mais de 70% de toda água no Brasil é voltada para ela, comparada a 20% para outras atividades industriais e 10% para a população.
Dos 70% de água usada na agropecuária, quase 30% são perdidos pelo uso de aspersão (jatos de água na terra), comparados a 3,5% se fosse usado o método de gotejamento (água pingada na terra).
Entre todos os produtos brasileiros produzidos pelo agronegócio, grande parte é exportada, e só os minifúndios (lotes de terra pequenos, familiares) produzem o alimento para a população brasileira, gastando assim cerca de metade da água brasileira com produtos exportados.
Além da porcentagem de água para a