: A FABRICAÇÃO DO REI, a construção da imagem pública de Luís XIV- Peter Burke
INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
Relatório do Capítulo IV e V da obra: A FABRICAÇÃO DO REI, a construção da imagem pública de Luís XIV- Peter Burke
Nome: Tamiris Nunes Alves
RIO DE JANEIRO
2014
A Fabricação do rei- A construção da imagem pública de Luís XIV
Peter Burke é um historiador Inglês, reconhecido como um dos mais conceituados especialistas em Idade Moderna europeia, aborda assuntos da atualidade e enfatiza a relevância de aspectos socioculturais em suas análises. Hoje Burke é referência viva da Nova História, terceira fase da Escola de Annales. Sua linha de estudo privilegia a vida cotidiana e o percurso das ideias, a qual conhecemos como história das mentalidades, em detrimento à mera enumeração de acontecimentos político-militares.
Este autor o qual foi apresentado, é o responsável pelo livro A FABRICAÇÃO DO REI, o qual trabalharemos neste relatório, tendo em vista que, o mesmo será direcionado somente ao capítulo IV e ao Capitulo V, Que em uma perspectiva ampliada pode-se verificar que trata-se de uma análise detalhada sobre o processo de formação da imagem pública do rei de França Luis XIV.
Burke, mostra-nos inicialmente neste capitulo como Luís XIV chega ao poder, demonstrando que após a morte do cardeal, o jovem Luís expressou sua vontade de governar sozinho, caracterizando um poder absoluto, mas o autor nos deixa evidente que o rei detinha seus orientadores e auxiliares, e dentre estes destaca a figura de Colbert, pois este torna-se fundamentalmente o supervisor da construção da imagem de Luís XIV.
Sobre Colbert, podemos destacar sua preocupação com a glória do monarca e sua relevância com a arte, pois para ele as artes eram uteis pois cooperavam para a glória do rei, sendo assim, passou a ser reproduzido nas artes as representações enaltecidas da realeza, ou seja, as imagens, escritas, plásticas ou dramáticas, não visavam simplesmente conservar ou