Resenha "A Fabricação do Rei" Peter Burke
Peter Burke é um historiador inglês que segue a vertente da história cultural e sofre influência da Escola dos Annales e sua história das mentalidades. É um estudioso desta vertente da historiografia tendo um livro todo dedicado a eles intitulado “Escolha dos Annales (1929-1989) A revolução francesa da Historiografia”. No livro proposto a estudar e apresentar uma resenha crítica, “A Fabricação do Rei – A construção da imagem pública de Luís XIV” o autor se propõe a analisar as representações da imagem do Rei da França enquanto reforço da ideia de rei absoluto.
Neste livro ele desmonta as representações, sejam elas visuais ou literárias, do rei considerado símbolo físico do absolutismo de forma que estas justifiquem sua ascensão enquanto monarca. Ele explica como, desde seu nascimento, toda produção artística destinada ao rei tinha como objetivo enaltecê-lo com representações que o ligavam a entidades divinas entre outros que seguiam este caminho. O livro é marcado por imagens que figuram todo este aparato visual destinado a engrandecer o rei bem como todos os feitos realizados durante sua vida. As ilustrações são principalmente alusões às constatações e principalmente por que um livro que trata da construção da imagem de um monarca, seja ela literária, pintada ou esculpida, não dar exemplos seria deixar o leitor sem muitos meios de tirar suas próprias conclusões ou de observar como o autor chegou a elas. As ilustrações tornam o texto mais fluido e tranquilo, a leitura se faz de forma mais passageira, sem muitas dificuldades (apesar de acreditar que esta é em suma uma característica do autor.).
O autor divide o livro em capítulos relacionados basicamente com a vida de Luís e seu reinado. No primeiro capítulo o autor faz uma “Apresentação a Luís XIV” em que dá uma introdução sobre a vida do monarca e dá uma introdução sobre o que vai abordar no