A extinção da megafauna do Pleistoceno
Nome: Andy Herrison Prado
Disciplina: Embriologia
Embriologia e os Transgênicos
O que são transgênicos
São aqueles modificados geneticamente com a alteração do código genético, isto é, é inserido no organismos genes proveniente de outro. Esse procedimento pode ser feito até mesmo entre organismos de espécies diferentes (inserção de um gene de um vírus em uma planta, por exemplo) . O procedimento pode ser realizado com plantas, animais e micro-organismos.
Ultimamente, com o avanço da engenharia genética, vários estudos e trabalhos científicos tem demonstrado avanços significativos na manipulação de material genético de plantas e outros seres vivos. Alvos de discussões sobre suas vantagens e desvantagens, a ciência dos transgênicos está em pleno desenvolvimento. Ambientalistas acusam os alimentos transgênicos de causar impactos irreversíveis ao meio ambiente.
A introdução de transgênicos na natureza expõe nossa biodiversidade a sérios riscos, como a perda ou alteração do patrimônio genético de nossas plantas e sementes e o aumento dramático no uso de agrotóxicos. Além disso, ela torna a agricultura e os agricultores reféns de poucas empresas que detêm a tecnologia, e põe em risco a saúde de agricultores e consumidores. O Greenpeace defende um modelo de agricultura baseado na biodiversidade agrícola e que não se utilize de produtos tóxicos, por entender que só assim teremos agricultura para sempre.
Transgênicos e Embriologia
Para produzir um transgênico é preciso introduzir um gene enquanto o animal ainda é um embrião, e durante o desenvolvimento dele, ele vai sofrer modificações. E vai passar essa modificação para seus descendentes.
Os rápidos avanços no campo da Biologia Molecular levaram à aplicação de técnicas sofisticadas, como por ex a tecnologia do DNA recombinante, os modelos de quimeras, os camundongos transgênicos e a manipulação de células tronco. Essas técnicas são largamente utilizadas em laboratórios de