ATPS - trabalho Hospitalar
GESTÃO HOSPITALAR
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA MARKETING HOSPITALAR
DISCIPLINA: MARKETING HOSPITALAR
ITACARAMBI/MG 2013
SUMARIO
1 – APRESENTAÇÃO............................. .......................................................................... 03
2 – DIAGNÓSTICO: PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA INSTITUIÇÃO ...... 07
3 –PLANO DE MELHORIAS................................................................................................08
4 –CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................... 09
5 - REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.............................................................................. 10
APRESENTAÇÃO
Os serviços de marketing vêm ganhando um realce significativo na medida em que o mundo se moderniza, as inovações tecnológicas se expandem e cresce o mercado de serviços.
Na área hospitalar, entretanto, muitas são as resistências tanto pela sua história, marcada por ascendências filantrópicas e religiosas, quanto pelo conceito equivocado do marketing nessas instituições.
De certo, ao longo dos anos, muitas foram as considerações surgidas na área hospitalar, relativas a: bem-estar do paciente, hospitalidade, qualidade no serviço hospitalar, hospital moderno, humanização do serviço de saúde e tantos outros aspectos, acompanhados das práticas de conferir certificações nacionais e internacionais. E na perspectiva de atender às demandas da contemporaneidade, muitos autores como Borba (2009), Campos e Peinado (1995), Lima-Gonçalves (2011), Garcia (2005), dissertam sobre planejamento e estratégias de inovação para essa área, mas de fato, não se conhece o real efeito do uso do marketing como incremento às vantagens de desempenho e qualidade.
Kotler (2005) ao definir o conceito de marketing, explora questões ligadas a valor para o cliente, necessidade mercadológica, levando em consideração