A experiencia filosofica
A experiência filosófica
1 A queda.Denis Darzacq,2006.
O que vemos nem sempre é real, na figura acima dá a impressão de que um homem estar caindo, na verdade está fotografia faz parte de uma sequência de imagens onde o fotógrafo consegue captar a hora exata de uma pirueta realizada por um bailarino. “Qual a relação que podemos fazer entre nossa primeira reação diante da imagem e a experiência filósofica?”.
1) Como é o pensar do filósofo?
Um filósofo é alguém que pratica a filosofia que utiliza da razão para se aproximar da sabedoria, filosofando sobre o mundo e sua própria vida. A filosofia é ensinada na escola e deve ser empregada desde cedo, e não parar mais. Só não filosofa aquele que não tem condição nenhuma de pensar, o ato do pensar filósofo é resultado de uma experiência filosófica. Ao criar conceitos os filósofos delimitam os problemas que os intrigam e buscam o sentindo desses pensamentos e ações,para não aceitarem certezas e soluções fáceis demais.
Nas tirinhas acima Mafalda faz uma interrogação filosófica sobre nossa existência no mundo, mas seu amigo Felipe se recusa a pensar sobre o assunto, já seu amigo Manolito com uma mentalidade prática diz que vai pesquisar sobre o assunto e trazer a resposta amanhã.
A pergunta de Mafalda não tem como pesquisar, pois é um problema filosófico e possui resposta unâmine ou seja todos terão que concordar ou discordar com a questão exposta.
2) A filosofia da vida
É possível qualquer pessoa propor questões filosóficas, o filosofar espontâneo é denominado filosofia de vida. As questões filosóficas fazem parte do nosso cotidiano através das decisões que são as tarefas filosóficas.
A filosofia de vida não é retrato de um filósofo, mas sim de pesquisas filosóficas sobre a vida de todos.
3) Para que serve a filosofia?
A filosofia é necessária para a busca de outras dimensões da realidade ao tornar capaz de superar a situação dada e repensar o pensamento e ações que ele