August perret
1. - Resumo O Templo Expiatório da Sagrada Família é um projeto bastante complexo. Sua construção passou por vários períodos da arquitetura, começando pelo gótico e adquirindo as formas da arquitetura modernista quando o arquiteto catalão Antoni Gaudi assumiu o projeto. É até hoje um dos expoentes da arquitetura, suas formas e simbologia são únicas e não há como compará-la a qualquer outra obra. Gaudi, que não se encaixa em nenhuma "escola" específica da arquitetura, conseguiu no projeto da Sagrada Família a exaltação a natureza e ao sagrado de uma maneira muito forte e marcante. Podemos dizer que ele contribuiu de maneira expressiva para a difusão do modernismo catalão, contudo suas obras não estão completamente restritas a esse movimento, ou seja, por vezes as suas obras possuem algumas características de outras manifestações artísticas, como as formas orgânicas do Art Noveau e a grandeza e monumentalidade do estilo Gótico. Esse templo é surpreendente por, basicamente, três motivos: primeiro, por ser um projeto grandioso que marca a paisagem da cidade de Barcelona; segundo, por sua constante construção; e terceiro, por sua arquitetura bastante inusitada.
2. - Antoni Gaudi [1852-1926]
Antoni Gaudi foi um arquiteto catalão e representa até os dias atuais um dos símbolos da cidade e arquitetura de Barcelona. É um arquiteto de novas concepções plásticas ligado ao modernismo catalão. Seus primeiros trabalhos possuem claras influências da arquitetura gótica. Entre as suas principais obras, podemos citar: O Templo Expiatório da Sagrada Família, Casa Milà e Casa Batlló.
Gaudi foi influenciado pelo arquiteto francês Viollet-le-Duc, responsável em seu país por promover o retorno às formas góticas da arquitetura. Antoni Gaudi trabalhou basicamente em Barcelona, sua terra natal onde estudou arquitetura. Quando jovem aderiu ao movimento nacionalista da Catalunha e assumiu algumas posições criticas em relação à igreja.
Com o tempo, Gaudí adota uma