A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO CURRÍCULO NO BRASIL
ANESIO LUIZ MORO JUNIOR
CURSO: GESTÃO ESCOLAR
TEMA DO TRABALHO: A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO CURRÍCULO NO BRASIL
JOSÉ BONIFÁCIO,
2014
RESUMO
Visualizar as variáveis do currículo escolar de modo a identificar, um parâmetro em que se possa vislumbrar, os anseios de uma educação de qualidade ao longo dos anos, pelas várias mudanças até hoje feitas, vinculadas à um, modelo mais político que pedagógico.
A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO CURRÍCULO NO BRASIL
O currículo compõe um elemento principal do processo pedagógico, pois é ele que proporciona o processo de ensino e aprendizagem. A sua projeção define o que ensinar, para que ensinar, como ensinar e as formas de avaliação, em estreita colaboração com a didática. Para Sacristan (1998, citado por Reis, 2010) , é um instrumento de função socializador, um elemento imprescindível à prática pedagógica, pois está estritamente ligado às variações dos conteúdos, à sociedade e à profissionalização dos docentes.
Grundy (1987) apud Sacristan (2000) analiza-o como: O currículo não é um conceito, mas uma construção cultural. Isto é, não se trata de um conceito abstrato que tenha algum tipo de existência fora e previamente à experiência humana. É, antes, um modo de organizar uma série de práticas educativas.
Quando questões fundamentais de currículo não são dirigidas por educadores, os caprichos econômicos ou políticos formam o caminho e as práticas educacionais são governadas à revelia. (Schubert, 1986, p.1)
As palavras educação, currículo e reforma têm uma história tal que parecem andar de mãos dadas. Durante as últimas décadas, educadores e investigadores vêm trabalhando no sentido de desenvolver meios efetivos para resolver os problemas de nossa sociedade por meio da educação. Hoje, esta tendência parece continuar com discussões relevantes para reforma pedagógica do currículo, no sentido de rever o papel do professor neste processo, visando uma