A evolução do funk
O filme “Luz, trevas e o método científico” é um documentário elaborado por um grupo do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ, que foi chefiado pelo professor Leopoldo de Méis. Aborda a origem do pensamento humano, sua evolução e o surgimento da ciência, bem como demonstra de forma crítica, as relações entre a ciência e a sociedade em vários períodos da evolução humana.
Divididos em sete capítulos, o material do filme faz parte de um projeto, chamado Projeto Ciência e Arte, e foi distribuído em diversas escolas de todo país, visando pluralizar o conhecimento científico.
O documentário nos leva a um passeio histórico, que relata o surgimento da ciência nascido da tentativa do homem de explicar e entender a natureza, gerando conflitos com as idéias já existentes, que se baseavam suas explicações no divino (sobrenatural).
UM CONVITE AO CONHECIMENTO HISTÓRICO/CIENTÍFICO
Em Luz, trevas e o método científico, Leopoldo de Méis demonstra de uma forma bem dinâmica a origem do planeta terra até os dias de hoje, com o enfoque no surgimento da ciência e seus conflitos.
Há milhares de anos, surgiu o Bing Bang, que originou o nosso universo, e só depois de muito tempo que passou a existir o planeta terra. O homem é a espécie mais recente do planeta, presente há mais de 200 mil anos, já os macacos, estão aqui a 60 milhões de anos, não menos importantes, os mosquitos seguem o topo da lista, presentes na terra a 560 milhões de anos.
No início a sobrevivência do homem era muito difícil, para sobreviver era necessário enfrentar fome, animais predadores, micro-organismos (vírus causadores de doenças), que no final culminava na morte do indivíduo. Para sobreviver em tempos tão difíceis, o homem recorria ao sobrenatural como forma de salvação. Cabia ao homem ser submisso ao curandeiro, que na época possuía poderes inquestionáveis, sendo ele a representação do divino aqui na terra. Muitas vezes a solução para os problemas era apontada com o sacrifício humano.
Os