Resumo sobre a parte filosófica do livro "O mundo de uma sofia"
Aluno: Lucas Sales Pereira da Silva
Série: 1°ano
Turma: 1008
Turno: Manhã
Prof: Eduardo
N°: 20 Introdução
Nesse resumo irei falar sobre o livro “O mundo de Sofia”. Mas não com o intuito de falar sobre a história do livro, mas, sim sobre as perguntas filosóficas que ela (a menina Sofia) se fazia o tempo todo. Perguntas onde todos nós já fizemos para si mesmo, e não achamos respostas, ou então as respostas nos fazem mais e mais perguntas, e quando nos deparamos chegamos a um ciclo sem fim de perguntas. Onde as respostas sempre serão novas perguntas.
O que é filosofia?
Filosofia é simplesmente perguntas onde as respostas são inacabáveis. Perguntas como: Porque eu estou neste mundo? Por qual objetivo eu estou nesse mundo? São perguntas como essa que geram mais e mais polêmicas, não sabemos o porquê estamos nesse mundo, será que é só para viver e morrer? Será que depois da morte existirá outra vida ou, simplesmente morreremos e descansaremos profundamente na escuridão pela eternidade? Existe céu ou inferno? São essas e outras perguntas que fazem a filosofia existir. Em um resumo da pergunta “o que é filosofia”, eu diria que já é um problema filosófico definir o que é filosofia. Neste resumo irei “tentar” responder algumas perguntas do livro, e responder de acordo com a resposta do mesmo.
De onde vem o mundo?
Existem teorias e hoje em dia 3 versões.
Criação divina: Essa ideia afirma que a vida foi criada por uma força superior, por uma divindade.
Origem extraterrestre: A ideia propõe que a vida originou fora da Terra e chegou ao nosso planeta por meio de esporos trazidos por meteoritos vindos do espaço, que teriam se desenvolvido nas condições favoráveis