behavior
Tem seu início marcado com o lançamento de John Watson em 1913 do Manifesto Behaviorista. Watson (1878-1958), com esse manifesto imprime um novo rumo à historia da Psicologia, influência vários setores do comportamento humano, nas teorias de aprendizagem, na personalidade e nas psicoterapias.
Mediante ao pensamento behaviorista entende-se que pela observação e experimentação sistemática e cuidadosa, e possível desenvolver um conjunto de princípios que podem explicar o comportamento humano. O objeto da Psicologia que até então tinha sido a alma, ou a consciência, a mente, e a partir do behaviorismo passa a ser uma ciência do comportamento humano, não pode mais ser considerada como ciência pura da consciência. É dada uma importância maior aos fatores ambientais e a hereditariedade é relegada à segundo plano. O homem passa a ser visto como produto do ambiente.
Watson dizia que se a psicologia quisesse se fortalecer no mundo da ciência seria necessário que ela repensasse o seu objeto de estudo.Então propôs que a psicologia deveria estudar o comportamento e que seu objeto de estudo fosse determinado pelos atos observáveis de conduta que pudessem ser descritos em termos de estímulo e resposta. O behaviorismo tentou reduzir a psicologia a uma ciência natural, deixando de lado a consciência e volta-se exclusivamente ara o comportamento objetivo.
Behavoir ” = comportamento ou comportamentalismo ou Teoria Comportamental ou Análise Experimental do Comportamento ou ainda, Análise do Comportamento (Watson).
A princípio defendia como uma perspectiva funcionalista para a Psicologia em que o comportamento era estudado como certas variáveis do meio. Hoje se entende como comportamento, uma interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu ‘fazer’ acontece: interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações daquele (suas respostas), e o ambiente (as estimulações).