mundo de sofia
Sofia Amundsen é uma norueguesa de apenas 14 anos que morava com sua mãe, o seu gato Sherekan, seu peixe-dourado e uma tartaruga, pois o trabalho de seu pai o deixava ausente boa parte do tempo. Na véspera de seu aniversário, ela começa a receber correspondências um tanto quanto estranhas com perguntas do tipo: “Quem é você?”“ De onde vem o mundo?” de um Major do Líbano Alberto Knag para ser entregue à sua filha, uma menina chamada Hilde Knag que também fará aniversario na mesma data que Sofia, seguidos de um curso de filosofia. Sofia nunca havia ouvido falar nesse estranho Major e nem de Hilde.
A partir de então, Sofia começa uma aventura extraordinária em sua curiosidade e começa a tentar desenvolver o enigma, ela começa a receber vários outros cartões postais com perguntas ainda mais estranhas. Sofia foi pensar e refletir sobre os envelopes em um esconderijo no jardim de sua casa. Para ela, ele representava um mundo à parte, um paraíso particular, como o jardim do Éden.
Sofia, torna-se aluna de um professor de 50 anos, no inicio meio que em anonimato, mais começa a se desenrolar no decorrer do livro um belo romance entre os dois nessa aventura. Sua mãe começa a achar que a s cartas que sofia recebe são de algum namorado.
.
Sofia recebeu mais uma carta falando de Demócrito perguntando a importância do brinquedo lego, e o por que dele se ro brinquedo mais genial do mundo, movida pela curiosidade ela joga o brinquedo e descobre que por meio dele podemos montar e desmontar coisa, usar a imaginação era resistente e eterno crianças brincavam com ele em todas as épocas.
Uma das características dos antigos gregos era o fato de eles serem fatalistas, isto é, acreditar que tudo que vai acontecer já está pré-destinado. Para eles, as doenças eram vistas como um castigo de Deus. Achavam também que os deuses podiam curar as pessoas, bastando para isso que lhes fosse feito o sacrifício apropriado.
Então a garotinha