Resumo livro o mundo de sofia
Autor: Jostein Gaarder
Resumo
Sofia era uma menina de quase quinze anos que morava com sua mãe, pois o trabalho de seu pai o deixava ausente boa parte do tempo. Certo dia, quando vinha da escola, encontrou duas mensagens anonimas em sua caixa de correio com as perguntas Quem é você? De onde vem o mundo? . A partir daí passa a receber também cartões postais de um Major do Líbano para ser entregue à sua filha, uma menina chamada Hilde Knag que também fará aniversario na mesma data que Sofia, seguidos de um curso de filosofia. Sofia nunca havia ouvido falar nesse estranho Major e nem de Hilde, mas vai percebendo que ele sabe tudo sobre ela.
Curiosa, Sofia se interessa em resolver o enigma, torna-se aluna de um filósofo de cinqüenta anos Alberto Knox que a introduz no pensamento de Sócrates, Aristóteles, Platão, Demócrito, o Império Romano, o Renascimento, o Cristianismo, o Iluminismo, René Descartes, Spinoza, o Romantismo, Marx, Darwin, Freud, Hegel, e muitos outros.
O professor de Sofia, Alberto Knox, começa totalmente anônimo, aos poucos deixa que a menina descubra mais coisas a seu respeito, até que eles se conhecem. À medida que o curso de filosofia vai se desenvolvendo, Sofia e Alberto começam a sentir que eles estão inseridos em outra realidade além daquela em que vivem.
Durante o desenrolar do curso, Sofia lida com personagens como Chapeuzinho Vermelho, Aladim, e outras que um dia foram criadas para viverem dentro de uma narrativa infantil. Existem apenas em nossa lembrança porque um dia as conhecemos nas páginas dos livros. A inquietude e a curiosidade se tornam cada vez mais agudas, principalmente quando Sofia Amundsen descobre que os papéis recebidos são enviados por Alberto Knox, mas, o cartão postal vem de uma outra pessoa, um agente de paz da ONU no Líbano, que se chama Alberto Knag e tem uma filha de nome Hilde que também vai completar quinze anos, cujo dia de aniversário coincide com o seu. Ao longo das lições