Fenomenos Sociais - Antropologia
Centro de Humanidades II
Curso de Ciências Sociais
Disciplina: Formação da Sociedade Brasileira
Professor: Kleber Saraiva
Aluno: Francisco Rafael Pinto da Silva
Avaliação final (segunda chamada) antropologia
Fortaleza, CE
2013.1
1.Disserte sobre um fenômeno social a partir das ideias de cultura, evolução e desigualdade pensadas por Tylor, Morgan e Frazer.
Introdução
Minha analise será feita em três fenômenos sociais diferentes relacionando com três autores e suas teorias antropológicas evolucionistas. Seriam os fenômenos sociais primeiro o gênero musical Funk, relacionando com as ideias de Frazer e o texto “Escopo da Antropologia Social”, o segundo fenômeno seria as manifestações brasileiras que começaram no fim do primeiro semestre de 2013 no Brasil, relacionando com Morgan e o texto “A Sociedade Antiga” e uma breve análise sobre as religiões católicas e evangélicas, fazendo um link com um evento da igreja católica que está acontecendo no Brasil no contexto atual chamado Jornada Mundial da Juventude (JMJ), relacionando com o texto de Tylor.
O Funk e o “Escopo da Antropologia Social” de Frazer
Segundo o jornal “Jurid”, que trata de assuntos do direito, leis e noticias que envolvem o mundo das jurisprudências, saiu uma noticia de 26 de julho de 2013 sobre projeto de lei 4124/08, que trata sobre o funk como forma de manifestação cultural popular e determina que o Poder Público garanta as condições para a democratização da sua produção e veiculação musical. Pela proposta, o Poder Público deverá garantir a proteção do funk e dos direitos dos artistas do movimento - reconhecidos como agentes da cultura popular. Deverá ser assegurada a livre realização das festas e dos bailes para sua promoção. O projeto define também que a discriminação e o preconceito contra o movimento funk e seus integrantes estarão sujeitos às penas previstas em lei. Ocorreram inclusive manifestações