A evolução da tecnologia na guerra
O século XX foi o mais movimentado no quesito desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Períodos em que o homem está em guerra fazem o desenvolvimento ser maior e mais perceptível (no caso do século XX, as mais significativas foram a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria – guerra está que não teve combate, apenas uma disputa entre ideologias (capitalismo e comunismo). Ainda que economias inicialmente sejam impulsionadas pelo setor bélico, outros setores, como a biologia, física, química, medicina também avançam e permitem bem-estar à sociedade, ainda que à custa de milhares de vidas e destruição de cidades. Algumas dúvidas surgem em relação ao pôr que desse avanço tecnológico e científico ter ocorrido em sua maioria na Europa. A URSS (União das
Repúblicas Socialistas Soviéticas) consagrou a ideia de que a ciência é uma atividade produtiva, isso justifica a movimentação do governo soviético para tirar a ciência do isolamento acadêmico e colocá-la a serviço do desenvolvimento econômico e social. Exemplos do que foi o século XX em termos de descobertas, invenções e avanços tecnológicos no campo militar, para os diversos setores citados anteriormente temos:
QUÍMICA
Descobertas como teflon, processo Haber-Bosch de síntese de amônia (apesar de ter permitido avanços na agricultura, teve como consequência usos na indústria militar como explosivos – por exemplo – devido a quantidade de nitrogênio presente nos fertilizantes utilizados), uso de plásticos em larga escala, entre outros, que deram origem a diversas áreas como polímeros, ambiental, assim como aprimoramento nas áreas de análise instrumental, inorgânica, orgânica (possibilitando diversas aplicações para o petróleo, uso do etanol como combustível). Uso de fertilizantes na agricultura Soldado jogando explosivo (granada)
FÍSICA
Teoria