A evolução da legislação ambiental brasileira
DA
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL BRASILEIRA
Nome: Thaís Renata Honório Nº28
Gestão Ambiental
A Evolução da Legislação Ambiental Brasileira
Introdução
Aproximadamente na década de 30, ainda não havia grande preocupação com os problemas enfrentados pelo meio ambiente.
Um dos principais fatores que contribuíram para a deterioração dos recursos naturais foi o alto crescimento demográfico, concentrados nos centros urbanos, e a única preocupação era a conquista territorial, o que gerou um sério desequilíbrio social e ambiental.
O grande causador das principais mudanças no meio ambiente foram as indústrias, e suas atitudes aceleraram o consumo de recursos naturais, visando apenas o lucro, com uma visão de curto prazo.
Após a redução drástica de alguns recursos naturais, o surgimento de novas doenças que nunca haviam sido diagnosticadas. Depois da parte ambiental se encontrar em um estado crítico, foram inventadas normas que tem como objetivo a conscientização das pessoas em relação a proteção ambiental e também ao consumos consciente dos recursos naturais.
As autuais gerações estão tentando mudar o conceito de que os recursos são infinitos.
A legislação ambiental é um das principais ferramentas para atingir a preservação ambiental em um curto período de tempo, acredita-se que a única maneira de atingir essa meta é através de uma conscientização forçada.
12 de março de 1393 – O corte deliberado de árvore frutífera foi proibido.
Período Colonial (1500-1822)
Desde o descobrimento do Brasil, o seu desenvolvimento foi predatório, podemos dizer que a economia era baseada na extração florestal e mineral, por meio de processos rudimentares que causam desmatamento, deterioração de solo e desertificação. A abundância de recursos naturais no país era de certa forma algo importante para os portugueses, porém a ocupação territorial foi marcada por graves explorações no território e sem nenhuma consciência ou restrição. E a partir do momento em que