A Evolução da Escola
A escola é uma instituição concebida para o ensino de alunos sob a direção de professores. A maioria dos países têm sistemas formais de educação, que geralmente são obrigatórios. Nestes sistemas, os estudantes progridem através de uma série de níveis escolares e sucessivos. A escola teve várias transformações em suas características e estrutura de disciplinas desde o período clássico até o mundo atual, e é provável que mude radicalmente no futuro.
1. Clássica
O conceito de unir estudantes em um local separado para a aprendizagem existe desde a Antiguidade Clássica e o ensino fundamental existe provavelmente desde a Grécia antiga. O Império Bizantino tinha um sistema de ensino criado a partir do nível primário. Esse sistema começou em 425 d.C. quando "... o pessoal militar geralmente tinha pelo menos o ensino primário ...". Apesar de Bizâncio ter perdido muito da grandiosidade da cultura romana, o Império enfatizou a eficiência nos seus manuais de guerra. O sistema de ensino bizantino continuou até o colapso do império em 1453 AD e a antiguidade clássica durou até o século V d.C.
2. Medieval
Inicia-se com a Queda do Império Romano do Ocidente e termina durante a transição para a Idade Moderna. Situa-se nos séculos V e XV. Tinha uma educação conservadora e criticava a educação grega (liberal) e romana (prática).
No período medieval a educação era desenvolvida em estreita simbiose com a Igreja, com a fé cristã e com as instituições eclesiásticas que eram as únicas delegadas a educar, a formar, a conformar. Da Igreja partiram os modelos educativos e as práticas de formação
Também a escola, como nós conhecemos, é um produto da Idade Média. A sua estrutura ligada à presença de um professor que ensina a muitos alunos de diversas procedências e que deve responder pela sua atividade à Igreja ou a outro poder; as suas práticas ligadas a discussão, ao exercício, ao comentário, etc.; as suas práxis disciplinares e avaliativas vêm daquela