A Evolução da Escola Classica
As organizações, no século XX, teve ênfase na eficiência nos recursos, matérias-primas, tinham grandes estruturas e neste século foram desenvolvidas técnicas por incentivadores e criadores de forma em coordenar e administrar empresas e seus subordinados, no século XXI ,teve ênfase na concorrência entres as organizações.
Daniel McCallum e Hanington Emerson foram os grandes incentivadores e logo após Pierre der Pont e Alfred Sloan. Daniel McCallum(1815-1878)era um escocês, diretor geral de uma ferrovia nos Estados Unidos, onde as ferrovias eram empresas de grande porte. Em meados do século XIX, Daniel McCallum desenhou o primeiro organograma, usando a ferrovia Erie e separando a cada chefe funções de responsabilidade sobre os empregados. A ideia de Daniel McCallum foi copiada por outras empresas e nos dias de hoje o organograma é indispensável numa organização. Hanintgton Emerson(1873-1931),foi um dos responsável pela transição da Administração Cientifica para Administração Geral. Em sua carreira profissional, fundou a primeira empresa de consultoria em administração, que prestava serviços de eficiência aos seus clientes.
Pierre du Port, criou técnicas administrativa, financeiras e duas grandes organizações: Du Pont(fabricante de pólvora)e General Motors(fabricação de carros).Também criou uma estrutura organizacional hierárquica e departamentos: produção, vendas, desenvolvimento e finanças, cada departamento com o seu chefe formando um comitê com objetivos referentes a lucros, direção e politicas básicas.
Alfred Sloan, veio de uma das empresas que formava a General Motors, pois a General Motors foi formada por empresas que foram compradas aos poucos. Em 1923 Alfred Sloan assumiu a presidência reorganizou a administração da organização e com essas mudanças Sloan definiu dois princípios de organização: total responsabilidade aos chefes independentemente das funções e determinadas funções centrais seriam necessárias para o