PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Frederick Winslow Taylor
PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Frederick Winslow Taylor
Florianópolis/2013
Em seu livro Taylor inicia falando do “problema mais amplo da eficiência nacional” alegado pelo presidente Teodoro Roosevelt. Taylor compreende que esse problema tem haver com o desperdício que é causado em virtudes das ações humanas mal dirigidas e ineficientes. Taylor, acreditava que as pessoas deviam ser qualificadas e treinadas para a melhoria das empresas.
O principal objetivo da administração para Taylor é assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade. Ele explica que a prosperidade entre patrão e empregado envolve valores como, dinheiro e que os interesses de empregadores e empregados não são tão adversos como muitos acreditam. Partindo da suposição de que as pessoas trabalham com mais vontade quando chegam ao seu grau de eficácia, conclui-se que o objetivo do trabalhador e administração deve ser a formação e o aperfeiçoamento do pessoal da empresa, quando esse desejo é alcançado e consegue chegar ao máximo de ganho.
Taylor assegurava que as indústrias que as indústrias de sua época padeciam de males que poderiam ser agrupados em três fatores:
1. Vadiagem sistemática por parte dos operários, que reduziam propositadamente a produção a cerca de um terço da que seria normal, para evitar a redução das tarifas de salários pela gerência. autor considera as causas de vadiagem no trabalho o hábito de trabalhar vagarosamente.
Há três causas determinantes da vadiagem no trabalho, que são:
A ideia de que o maior rendimento do homem e da máquina terá como resultante o desemprego de grande número de operários;
O sistema defeituoso da Administração, comumente em uso, que força os operários à ociosidade no trabalho, a fim de melhor proteger os seus interesses;
Os métodos empíricos