A Evolução da Administração no Brasil
A administração da produção é o gerenciamento das gerações físicas da empresa, ela tem o condão de melhorar o desempenho dos recursos produtivos: homens, máquinas, materiais, tecnologia e sistema de administração na fase contemporânea, o que se buscará sempre se relacionará com a melhoria da qualidade, aumento da produtividade, redução de custo e diminuição do prazo de entrega.
A administração de empresa, surgiu como doutrina recentemente (100 anos), a escola cientifica de F. W. Taylor, na qual, buscava-se uma maior eficiência fabril, obtido através da motivação do trabalho (incentivos monetários), para com os empregados, divisão do trabalho, que segundo Adam Smith, aumentaria a produtividade, qualidade dos produtos, pois cada funcionário exercendo sua função se tornará um funcionário especialista na área da atuação.
Por volta de 1930, essa escola contrariou as escolas anteriores a respeito da forma de dirigir as empresas. Em vez de hierarquia prevaleceria a liderança (meritocracia) e utilização de incentivos monetários.
Desde a década de 30 foram implantados nas montadoras automobilísticas métodos para analisar periodicamente o controle de qualidade nas peças que são utilizadas.
Estes métodos são tão válidos que foram criados as normas brasileira NBR5425-30. Dentro destes métodos são analisados a capacidade os equipamentos em produzir com qualidade, para isso são criados laboratórios com aparelhos sofisticados, ensaios físicos, testes de fadiga, controle de areia de fundição e ensaios não destrutivos.
Como estes aparelhos e sua manutenção são muito caros, foram instalados nas empresas departamentos para analisarem e controlarem os custos total de cada produto fabricado. Esta análise e controle deste custo somente é feito com base em custo direto, ou seja, aplicado em cada produto fabricado e não rateado em todos