ccccccccccccccccc
No Editorial, que é um texto por excelência opinativo, veementemente opinativo (é o posicionamento da empresa de comunicação sobre determinado assunto), também é imprescindiível sabermos editar. E a edição de editoriaus começa, como qualquer matéria jornalística, pela captação de informações concretas.
Como se dá a captação de lementos para um Editorial? Pelo acompanhamento do que acontece no nosso meio e no mundo, e por uma apurada percepção do que é tema de relevância no momento. Esta percepção só é possível se o Editorialista sintoniza emissoras com programação jornalística, pela leitura de jornais diário, revistas semanais e consultas a sites da Internet. Tudo interessa ao Editorialista. A partir desta leitura generalizada, ele selecionará seus recortes, as anotações de caderneta para a elaboração do Editorial.
São os dados factuais, os elementos concretos que darão credibilidade ao Editorial. Opinião, para ter credibilidade precisa de argumentos. Ao leitor não interessa nossas impressãoes, interessa a crítica ou a defesa embasada. O leitor quer crítica contextualizad, e uma opinião consistene é aquela que vem seguida de um exemplo concreto. Ou, um exemplo concreto seguido de uma opinião.
Estratégia de construção de um Editorial
Parágrafo 1 - Apresentação do tema (situando o leitor) e já com um posicionamento forte. Ser didático ao apresentar o assunto ao leitor.
Parágrafo 2 - Contextualização do tema, comparando com a realidade e trazendo as causas e indicativos concretos do problema. Mais uma vez, posicionamento sobre o assunto.
Páragrafo 3 - Análise e as possíveis motivações que tornam o tema candente (ou justificativas de personalidades da área). É reciso trazer dados factuais, exemplos concretos que ilustram a argumentação.
Parágrafo 4 - Conclusivo, com o posicionamento crítico final, ser ser impressionista. É preciso extremo cuidado para não construir editoriais moralistas (cristão: a