A Evoluçao da Atividade Industrial do Mundo
"O processo de desenvolvimento da atividade industrial desde o século XVIII não só representa a mundialização das relações capitalistas, como também exerce papel fundamental nas transformações ocorridas na organização do espaço geográfico e nas relações existentes entre as diversas partes desse espaço, nos mais diferentes níveis. O estudo da indústria é fundamental para a compreensão e análise da organização espacial."
Estágios da produção industrial
A evolução do processo de transformação de matérias-primas em produtos acabados ocorreu em quatro estágios: artesanato, manufatura, indústria e revolução técnico-científica ou também pode ser chamado de 3ª Revolução Industrial.
Artesanato e manufatura
O artesanato foi a primeira etapa da transformação das matérias-primas. Essa atividade é praticada até hoje principalmente nos países subdesenvolvidos ou como atividade artística. Para a confecção de um objeto o artesão pode realizar sozinho todas as etapas da transformação da matéria-prima em produto acabado ou contar com algum ajudante, mas sem caracterizar uma divisão do trabalho.
A manufatura é o estágio intermediário entre o artesanato e a maquinofatura. Nessa etapa, além do trabalho manual. havia o emprego de máquinas simples e a divisão de trabalho; e o trabalhador era assalariado. A manufatura predominou nos séculos XV e XVI, período que marcou o fim da Idade Média e início da Idade Moderna.
A Revolução Industrial
A Revolução Industrial (séculos XVIII e XIX) ocorrida na Inglaterra disseminou-se por outros países da Europa ocidental, pelo Japão, Estados Unidos e Canadá.
A nova atividade transformou e agilizou o que antes era chamado de artesanato e manufatura, além de consolidar, através do imperialismo, a expansão do sistema capitalista pelo mundo então conhecido, assunto tratado na unidade IV.
A Primeira Revolução Industrial
A Inglaterra foi o berço da atividade industrial. O pioneirismo