O trabalho ao longo dos tempos
6. EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO CONCEITO DE TRABALHOO Homem começa a aperfeiçoar os instrumentos de trabalho.Mais tarde o Homem domina a Natureza com a descoberta da pecuária e da agricultura.O Homem deixa de ter de se deslocar para arranjar alimentos.É o Homem sedentário (não nómada) e produtor.
7. EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO CONCEITO DE TRABALHOA Antiguidade era divida em duas classes: homens livres e escravos.Os homens livres eram servidos pelos escravos. Viviam do repouso, do lazer e meditavam.O trabalho era considerado penoso, duro e constituído por atividades inferiores.Mais tarde a escravatura foi abolida.
8. EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO CONCEITO DE TRABALHONesta sociedade temos de ter em conta os servos da nobreza que trabalham nos campos dos amos.Os níveis de trabalho, o Feudalismo trata-se apenas de uma organização da escravatura já mencionada na Antiguidade, chamada de servilismo.Os servos não tinham nem direitos nem deveres.
9. EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO CONCEITO DE TRABALHONos séculos XVIII, XIX e XX começa a Revolução Industrial com a invenção de máquinas a vapor e mais inovações.O operário substitui o artesão.Aparecem as primeiras fábricas com a manufatura, que é o trabalho manual do operário.
10. EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO CONCEITO DE TRABALHOCom as máquinas a vapor surgem os caminhos de ferro, que foram muito importantes desenvolvimento da indústria.Com esta mudança económica social os métodos de trabalho mudam.Os trabalhadores passam a trabalhar com máquinas e outros instrumentos mecânicos.
11. EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO CONCEITO DE TRABALHOInvenção da eletricidade, do motor de explosão, do telefone e a descoberta de petróleo.Os trabalhadores espacializam-se em