trabalho ao longo dos tempos
O trabalho nas diferentes sociedades: O Trabalho é um conjunto de atividades realizadas, é o esforço feito por indivíduos, com o objetivo de atingir uma meta. O trabalho existi desde do início dos tempos, o homem com a sua capacidade de pensar e racionar foi desenvolvendo várias formas de subsistir, desenvolvendo abrigos, modos de se proteger dos animais e de como caça-lo, a obtenção de alimentos, ferramentas que os auxiliariam a desenvolver certas atividades e entre outros.
Ao longo do tempo o trabalho foi se desenvolvendo, tanto o seu significado como seu funcionamento.Com a ajuda de órgãos importantes na sociedade como: as igrejas, os governantes, os empresários e as escolas. As transformações do trabalho começaram depois de um tempo, a ser passada de geração para geração através da cultura que lhe fora imposta.
A produção nas sociedades tribais: Nas atividades tribais são diferentes tanto na cultura, como em seus costumes e também em vários outros aspectos, mas sua forma de ‘’ trabalho’’ eram similares. Onde nas tribos todos tinham sua participação, as tarefas se diferenciavam pelo sexo e idade as atividades realizadas eram voltadas ao que as pessoas precisavam para subsistir -caça, coleta, agricultura. As ferramentas utilizadas para efetuar atividades específicas –como o arco e flecha ou a lança- mesmo sendo considerados simples e básico, no entanto eram eficientes para as tarefas. Nessas tribos eram dedicadas poucas horas do dia para realizar sua função e o resto do dia usava para viver, prover festas, para presentear, além de seus cultos, religião e em várias outras atividades (antes dessa organização existiam os nômades que por não terem um amplo conhecimento na agricultura, deslocavam suas moradias constantemente em busca de suprimentos). A partir do momento em que o homem começa a plantar e a estocar alimentos e riquezas ocasionou a queda do sistema primitivo e começar novas formas sociais de interação ocorrendo com isto à