Geografia
O presente trabalho traz informações sobre a Revolução Técnico-científica. Primeiramente, para explicar a ascensão desta revolução, é preciso antes salientar suas origens. E para tal, temos como exemplos a Primeira Revolução Industrial, que teve início na Inglaterra no período de 1770 a 1840.
O sistema de técnica de trabalho dessa época se baseava na indústria têxtil e de algodão, destacando a invenção da máquina a vapor. Em seguida ocorre a Segunda revolução Industrial, que esteve presente mais nos Estados Unidos do que na Europa, onde se destacaram a evolução dos equipamentos produtivos. Consequentemente levou à busca de novas tecnologias como uma atividade permanente.
*-Revolução Técnico-científico-*
Antes do aprofundamento dessa revolução no âmbito tecnológico, é preciso salientar como se deu a evolução da ciência e da tecnologia no interior do modo de produção capitalista.
Primeiramente destaca-se a Primeira Revolução industrial. Esta foi um conjunto de mudanças que ocorreram na Europa nos séculos XVIII e XIX, mais especificamente a Inglaterra, destacando as transformações do meio de produção de manufatura para a maquino fatura, da produção artesanal para a produção fabril, baseada na indústria têxtil de algodão, metalurgia e carvão. Uma outra característica dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado.
Não foi uma revolução científica nem tecnológica baseada nas ciências, pelo contrário teve um caráter mais empírico, era o artesão “curioso” que se aperfeiçoava, de maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo.
Observa-se que as mudanças advindas dessa revolução trouxeram mudanças não só dentro da Inglaterra, mas no mundo inteiro, mudanças essas que não foram apenas tecnológicas, mas que atingiram os sistemas econômicos e sociais operantes. Dessa forma, verificou-se pela primeira vez a passagem de uma economia agrária