A EVOLU O DO TRABALHO
O trabalho esteve presente desde os primeiros registros de formação de civilizações na história da humanidade, mas com o passar dos anos acabou se transformando em algo monótono e insuficiente, onde trabalhar remetia na maioria das vezes a uma simples obrigação, bastando como argumento, a sobrevivência. Porém, para compreendermos porque o trabalho dos dias atuais é tão diferente de antigamente é necessário reforçar alguns acontecimentos marcantes durante esta trajetória.
O primeiro fato que deve ser levado em consideração é o de que nos primórdios das civilizações o trabalho ocorria de uma forma um tanto quanto natural, onde basicamente o homem trabalhava para produzir o que seria necessário para manter a si próprio e a sua família vivos e quando necessitava de alguma coisa a qual não estivesse ao seu alcance, buscava com outras pessoas, desta forma ocorria o escambo, onde mercadorias e bens eram trocados entre os homens e também, não existiam vários tipos de classes sociais.
A relação trabalho x homem começou a ser modificada quando surgiu a oportunidade de uma classe social se sobressair entre outra. Ou seja, o trabalho passou a ser instrumento para que pessoas enriquecessem através do trabalho alheio e, portanto pode-se dizer que, nesta época predominavam os deveres do trabalhador. Outro fato relevante foi a Revolução
Industrial, com ela surgiu uma série de problemas, entre os quais podem ser citados o desemprego e a exclusão de trabalhadores sem qualificação profissional, isso porque a partir da revolução as máquinas foram introduzidas em grande escala nas indústrias, desta forma, muitos trabalhadores foram substituídos e os que permaneceram foram forçados a aprender como operar estes equipamentos.
Atualmente a tecnologia permite que o maquinário industrial seja atualizado rapidamente, favorecendo os donos das empresas, pois quanto mais tecnológicas as máquinas, maior o poder de automação das indústrias, ou seja, geração de lucro cada vez