trabalho de Evolu o do Pensamento
Criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX, é um modelo de administração, baseado na aplicação de métodos científicos. Intuito de melhorar custos e benefícios aos sistemas produtivos, conseguindo que o trabalhador produzisse mais em mentos tempo e diminuindo gastos de produção.
2.1.1. Fundamentos da Teoria:
Taylor apresentou seus estudos, porém com maior ênfase em sua filosofia, e introduziu os 4 quatro fundamentos da administração científica:
Fundamento de Planejamento – Substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos, o trabalho deve ser planejado e testado, a fim de reduzir e racionalizar sua execução e não improvisado a julgamento individual.
Fundamento de Preparo – Procurar e selecionar operários com suas aptidões e então prepara-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, para atingirem a meta estabelecida de acordo com o método planejado.
Fundamento de Controle – Monitorar se o trabalho está bem feito, controlar o desenvolvimento do trabalho.
Fundamento da Execução – Distribuir as atividades e responsabilidades para que o trabalhador ganhe autonomia.
2.1.2. Identificação de Práticas de Gestão em relação à produção de bens ou serviços:
Autor: Harrington Emerson.
Método/Prática: Supervisionar as operações feitas pelos colaboradores.
Funcionamento dos métodos: Ao final de cada produto acabado ou operação, o supervisor confere se o mesmo encontra-se em bom estado para venda. Procura verificar se atende aos requisitos atribuídos aos produtos ou operações.
Responsável: José Carlos (Diretor).
Frequência de aplicação: A frequência é feita diariamente ao término de cada operação.
Abrangência: Toda área técnica e operacional.
Desde quando é aplicado: Desde da criação da empresa, vem utilizando esse método.
Autor: Henry Ford.
Método/Prática: Inovações, melhorando a forma de trabalho, eliminando tempo e desperdício ocorrendo o aumento da produção.