trabalho evolu o humana
COLEGIADO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
CAMPUS SÃO RIMUNDO NONATO
TRABALHO DE EVOLUÇÃO HUMANA – RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES SOBRE O TEXTO “AS FONTES DA VARIABILIDADE” (CAP;02- LIVRO: PROCESSOS DE EVOLUÇÃO ORGÂNICA)
DISCIPLINA: EVOLUÇÃO HUMANA
PROFESSOR: ANTÔNIO
ALUNO: Leonardo de souza Ribeiro
SÃO RAIMUNDO NONATO, ABRIL 2015
RESPOSTAS:
1- Algumas espécies de plantas podem variar marcadamente, alterando seus padrões de crescimento em resposta a mudanças em seus ambientes. Por exemplo, espécies de Ranunculus que vivem de águas rasas ou as margens de lagos, onde tem uma variação do nível da água, tem mudanças nas suas folhas. Quando ficam submersas produzem folhas filamentosas, ou seja, de estruturas finas e longas; já quando estão próximas à superfície da água as folhas ficam inteiriças. A significação adaptativa dessas mudanças está em manterem um equilíbrio ótimo entre dois fatores necessário para a fotossíntese a luz e a água. Assim quanto maior a superfície da folha em relação a seu volume maior é a prospecção de células e cloroplastos que estão diretamente expostos a luz, relativamnete fraca, devido está submersa. Por outro lado a folha não submersa recebe bastante luz, mas pode perder água através da evaporação de sua face superior.
2- Porque as mutações são definidas cujos efeitos não influenciam a aptidão dos indivíduos. Essas mutações podem se acumular ao longo do tempo devido à deriva genética . Acredita-se que a imensa maioria das mutações não tem efeito significativo na aptidão dos organismos. E tenham sido incorporadas por seleção natural ao conjunto gênico. Dess forma pode-se dizer que as mutações espontâneas são produtos secundários de aidentes no matebolismo nnuclear, ou memso celular.
3- O aumento ou não da taxa de mutação terá muito pouco efeito sobre o total de variabilidade genética disponível para a ação da seleção natural. Assim as mutações são importantes para aumentar