A EVOLU O DO TRABALHO NA SOCIEDADE HUMANA AVA
ANÁLISE DA CHARGE – ETAPA 1
A charge representa as diversas eras de evolução do trabalho na humanidade que por sua vez são consideradas as Eras do desenvolvimento humano, onde observa-se a incrível evolução do homem e a aceleração dos tempos.
Ao longo da história da humanidade, o homem foi, paulatinamente, desenvolvendo seus conhecimentos, ajustando-os às suas necessidades de sobrevivência em função da evolução da espécie.
Primeiramente, a necessidade era de delimitar seu território e neste ponto a história da humanidade é repleta de acontecimentos, vários impérios se constituíram e impuseram seus domínios e experimentaram, ao longo dos tempos, suas ascensões e suas quedas. As guerras foram uma das primeiras consequências da civilização. Assim que os homens se reuniram em comunidades organizadas, ao longo dos vales dos rios, começaram a criar riquezas que outros cobiçaram.
Com a necessidade de se produzir, surgiram-se os artesãos que foram à primeira forma de produção organizada, já que eles estabeleciam prazos de entrega, consequentemente estabelecendo prioridades, atendiam especificações pré-estabelecidas e fixavam preços em suas encomendas. A produção artesanal evoluiu face ao grande número de encomendas. A decadência da Era artesanal começou com o advento da Revolução Industrial.
A Revolução Industrial criou uma procura de metais apropriados, a que corresponderam rápidos progressos no processo de refinamento do ferro começando então a busca pela educação e desenvolvimento humano pela necessidade de mão-de-obra baseada em habilidades especifica do trabalhador. A atividade econômica centra-se na produção padronizada, mecanização das indústrias e agricultura. As máquinas substituem o trabalho humano, sendo que o método de trabalho é linha de produção e montagem, estabelecem-se a partir daí a hierarquia nas organizações, o capitalismo passa a ser o sistema político. O homem controla seu destino em um mundo competitivo