Efeito Da Prssao Osmotica

1636 palavras 7 páginas
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
ESCOLA DE SAÚDE E BIOCIÊNCIAS
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

ALINE LESEUX
JOSIANE Dutra
PALOMA CASTRO
ROSANI KLEIN

efeito da pressâo osmótica sobre os eritrócitos

TOLEDO
2014
ALINE LESEUX
JOSIANE Dutra
PALOMA CASTRO
ROSANI KLEIN

efeito da pressâo osmótica sobre os eritrócitos

Relatório de aula prática apresentado a disciplina Fisiologia Humana do Curso de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Orientador: Prof. Mestre Simoni Cristina Saling.

toledo
2014

1.0 INTRODUÇÃO

O princípio do equilíbrio funcional é a diferença de concentrações entre os constituintes do LIC (liquido intracelular) e do LEC (liquido extracelular). É graças a essas diferenças entre os meios que se mantêm vida.
A membrana celular é altamente permeável à água, mas muito pouco a alguns solutos menores como o sódio e o cloro. Esses íons ou solutos possuem efeito osmótico, caracterizado pela propriedade de atrair a água.
A osmose é a passagem espontânea de um solvente por uma membrana semipermeável, indo de uma solução menos concentrada (ou um solvente puro) para uma solução mais concentrada (menos diluída).
No entanto, se permitirmos que esse processo continue, chegará um dado momento em que a altura da solução mais concentrada irá exercer uma pressão sobre a membrana semipermeável, impedindo que a osmose ocorra. Assim, é possível impedir que a osmose sequer inicie por se aplicar essa mesma pressão sobre a solução mais concentrada.
Essa pressão pode ser chamada de pressão osmótica, que é a força com que a água se move, por meio da membrana citoplasmática de uma solução contendo uma baixa concentração de substâncias dissolvidas (solutos), para outra com alta concentração de solutos. A concentração de solutos dentro e fora da célula é importante para o metabolismo.
A célula exposta em condições osmóticas em meio aquoso pode estar isotônica, quando a concentração de soluto na célula e no

Relacionados

  • Fisiologia Cardiovascular PRONTO
    5662 palavras | 23 páginas