A EVOLU O DO RH NOS ULTIMOS 15 ANOS
RESUMO: O presente estudo propõe uma análise histórica da evolução do RH , iniciando com uma trajetória constituinte do Direito do Trabalho no Brasil, para que se enfatize o tema abordado, com suma importância, e desenvolvendo-se com ás mudanças de gestão de pessoas no que se diz respeito aos processos de Recursos humanos.
PALAVRAS CHAVES: Evolução, Recursos Humanos, Gestão de Pessoas.
CONSIDERAÇÕES INTRODUTÓRIAS
Recursos Humanos é uma área relativamente nova, surgiu em torno do início do século XX.
Seu primeiro nome foi Relações Industriais. Sua criação deveu-se por força do impacto da Revolução Industrial nas relações empregador versus empregado e, de lá para cá, foi crescendo e agregando em si mesma uma série de desafios e responsabilidades que antes não se supunham existir.
Em sua forma embrionária, porém já estruturada, começou a articular as expectativas e as percepções desses atores econômicos (empregador e empregado), bem como serviu de interface entre o capital e o trabalho, que muitas das vezes são faces de uma mesma moeda; porém, muitas das vezes, altamente divergentes e conflitantes.
Muitas empresas, a partir da década de 90, decidiram designar suas áreas de RH com outros nomes. Porém, o que importa não é um nome, mas o sentido, a essência, o significado íntimo que este nome adquire dentro das organizações. O importante, no limite, é a percepção que o empresário e o trabalhador tem dessa área.
A percepção do empresário, normalmente, está associada ao que esta área pode agregar de valor a seu capital financeiro e econômico; e, pelo lado do trabalhador, que valor vai agregar a sua carreira, sua vida e a vida de sua família.
DESENVOLVIMENTO
Iniciamos o tema dá Revolução dos Recursos Humanos, antecedendo a História, dos primeiros Direitos Trabalhistas que foram de grande importância para classe trabalhadora e Operária. Para que possamos entender melhor sobre o ¨RH¨, Podemos citar, as primeiras normas