Aula 2 Patrim Nio 1
Conceito
O termo PATRIMÔNIO significa, a princípio, o conjunto de bens pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. Compõe-se também de valores a receber, ou contas a receber. Por isso, na Contabilidade esses valores a receber são denominados Direitos a Receber ou, simplesmente, Direitos.
Relacionando-se, todavia, apenas bens e direitos, não se pode identificar a verdadeira situação de uma pessoa ou empresa.
É necessário evidenciar as Obrigações (dividas) referentes aos bens e direitos.
Em Contabilidade, portanto a palavra Patrimônio tem sentido amplo: por um lado, significa o conjunto de bens e direitos pertencentes a uma pessoa ou empresa; por outro lado, inclui as obrigações a serem pagas.
Bens, Direitos e Obrigações
Bens
Entende-se por Bens as coisas uteis, capazes de satisfazer às necessidades das pessoas e das empresas.
Esses bens podem ser:
Tangíveis – Tem forma física, são palpáveis: veículos, imóveis, estoques de mercadorias, dinheiro, moveis e utensílios (móveis de escritório), ferramentas etc.
Intangíveis – Bens incorpóreos, isto é, não palpáveis, não constituídos de matéria (as marcas NIKE, COCA-COLA etc), e as patentes de invenção (documentos pelos quais o Estado garante a uma pessoa ou empresa o direito exclusivo de explorar uma invenção). os bens, alem de tangíveis e intangíveis, podem ser divididos em:
Imóveis – São aqueles vinculados ao solo, que não podem ser retirados sem destruição ou danos: edifícios, construções, arvores etc.
Móveis – São aqueles que podem ser removidos por si próprios ou por outras pessoas: animais, máquinas, equipamentos, estoque de mercadorias, etc.
Direitos
Entende-se por Direitos ou Direitos a Receber o poder de exigir alguma coisa de terceiros.
Após um mês de trabalho, desde que o pagamento estabelecido seja mensal, você, que trabalhou, tem direito de receber seu salário. Assim, Salários a Receber é um direito seu, enquanto que o dinheiro que já está (ou estava) no seu bolso, no caixa, é um Bem.
Em relação