a etica e responsabilidade socail
Este trabalho aborda noções de ética, valores morais e cultura aplicados à responsabilidade social nas empresas. Assim o nosso objetivo é ajudar a entender os aspectos, conceitos e especificidades relacionados ao tema, já que no mundo globalizado em que vivemos atualmente se torna cada vez mais importante ser socialmente responsável nos negócios.
É crescente o movimento pela ética e responsabilidade social das empresas. Multiplicam-se os eventos nacionais e internacionais com o objetivo de discutir conceitos, práticas e indicadores que possam efetivamente definir uma empresa como empresa cidadã. Hoje em dia, muitos executivos tem-se discutido com muita freqüência, sobre a responsabilidade social das empresas, perante todos os stankeholds, ou seja, sociedade, funcionários, acionistas e clientes. A preocupação com os princípios éticos, valores morais e um concerto abrangente de cultura é necessária para que estabeleçam critérios e parâmetros adequados para atividades empresariais socialmente responsáveis. Ao se falar sobre responsabilidade social, é preciso falar também sobre a ética, especialmente em um mundo que gira em torno do capitalismo, onde o lucro é um fator muito cobiçado. Existem muitos estudos e institutos que defendem este tema e com a globalização, principalmente, os padrões dessa responsabilidade se tornaram mais rigorosos. As empresas têm grande preocupação, pois precisa tanto manter sua imagem pública, como manter clientes que exigem essa responsabilidade.
2. Contexto Histórico
Nos Estados Unidos e na Europa, a ética e a responsabilidade social corporativa eram aceitas como doutrina até o século XIX, quando o direito de conduzir negócios de forma corporativa era prerrogativa do Estado ou da Monarquia e não um interesse econômico privado.
”
(Ética e Responsabilidade social nos negócios, 2005, p. 45).
Após os Estados Unidos se tornarem independentes esse direito foi estendido para os negócios privados, mudando a