A Estrutura Da Organiza O
É comum vermos brincadeiras que criticam a estrutura das organizações.
Essas brincadeiras mostram duas verdades: que não é fácil coordenar o trabalho de pessoas e que não é simples liderar nem ser liderado.
Uma vez criada a organização, é preciso fazer tudo funcionar. As organizações são iniciativas de grupo, de modo geral, porque é praticamente impossível que uma única pessoa consiga fazer todo o trabalho. Elas precisam de pessoas com competências diferentes, que devem
Pense em organizações que você conhece ou frequenta: a loja do seu bairro, a padaria, o consultório médico ou o posto de saúde, um bar ou restaurante. Nelas, há estruturas funcionando: grupos de pessoas com uma certa hierarquia. Há líderes, há funcionários, há divisões de trabalho e de funções.
Quais dessas organizações lhe parecem mais eficientes?
Como é a divisão de funções?
Qual é a atuação dos líderes?
Quais dessas organizações lhe parecem pouco eficientes?
Neste estudo, você verá como é planejada a estrutura que torna possível o trabalho da organização no mundo de hoje. Para isso, você vai compreender que é necessário distribuir responsabilidades e tarefas entre grupos de pessoas, definir hierarquias e, finalmente, fazer a estrutura funcionar bem e de forma integrada.
O caso dos remadores
Conta a lenda que, certo dia, houve uma competição de remo entre equipes de duas empresas:
Sucesso S.A. e Carimbaí Ltda.
Logo no início, a equipe da Sucesso se distanciou e completou o percurso meia hora antes que os adversários.
De volta ao trabalho, o Comitê Gestor de Remo da Carimbaí foi avaliar o resultado e concluiu:
1. A equipe da Sucesso era formada por um chefe de equipe e nove remadores.
2. A equipe da Carimbaí era formada por:
a) Um chefe de equipe; b) um gerente de projeto; c) um assistente de gerência; d) um auditor de qualidade; e) um assessor técnico; f) um analista de não-conformidades e procedimentos; g) um cronometrista; h) um revisor;
i) um remador.
A