Desafio 2
Disciplinas: Sociologia, Filosofia Aplicada ao Serviço Social, Responsabilidade Social e Meio Ambiente
MICHELLY CRISTIANE DAS NEVES SILVA
RA: 9493540773
Tutora EAD: THALITA SILVA NEVES VELOSO COSTA
GOIÂNIA
08/11/2014
Passo 1: Postura do Assistente Social segundo o Código de Ética
Observamos o código de Ética de 1965 dos deveres fundamentais do Assistente social, os artigos destacam-se na colaboração do profissional intervindo a partir de princípios democráticos. Embora houvesse princípios democráticos, o profissional de assistente social deveria contribuir com o bem comum, estabelecer a ordem social, defender a correção dos desníveis sociais.
À Assistência Social atua de uma forma estratégia para minimizar as situações de desigualdades sociais atendendo as necessidades sociais e para o enfrentamento da pobreza.
Por falta de informação, ou ate mesmo de conhecimento, existem muitos cidadãos que não tem sua dignidade respeitada, não conseguem exercer sua cidadania. Os problemas que surgem na sociedade são muitas vezes fruto de carências materiais e intelectuais, ou seja, da pobreza. O assistente social tem como função levar essas pessoas à conhecer os seus direitos, exercendo assim a sua cidadania com respeito a sua dignidade humana.
Nos artigos 4º. e 5°. do Código de Ética, descreve o compromisso que o profissional tem com a dignidade da pessoa humana considerando-a um ser inteligente e livre, cada povo e livre para determinar-se soberanamente, ou seja, tomar suas escolhas sem intervenção externa.
O assistente social deve pautar também em defesa da família, na integração entre as classes mediante o estabelecimento de uma ordem justa. A família sofre quando perde o seu poder devido a condições frágeis de saúde, de habitação, educação e trabalho, condições geradas pelo sistema capitalista. Essas condições têm um grande impacto na vida familiar, muitas vezes originando a separações, exclusão, violação de direitos, ou seja, a uma