Desafio 2
O projeto SARA compreende a fase de modelagem e ensaios tanto no solo quanto em vôo. Seu lançamento será a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) no Maranhão. O clã tem capacidade de colocar em órbita satélites com missões pacíficas e integradoras, favorecendo, assim, a comunicação e a pesquisa, de forma a contribuir para a melhoria da qualidade de vida do homem.
Ao final do desafio, você terá simulado as etapas do lançamento e resgate do satélite, desprezando a resistência do ar e fazendo uso dos conhecimentos desenvolvidos em Física I. O desafio compreendido em duas etapas apresentará o seu final um memorial descritivo de todos os cálculos envolvidos no projeto.
Instalações do complexo de lançamento Inspeção da base de lançamento
Você poderá consultar mais sobre o CLA em: WWW.cla.aer.mil.br/
ETAPA _ 1
Aula-tema: Movimento uniformemente variado e lançamento de projéteis
Esta etapa é importante para que você aplique e compreenda o conceito de Movimento uniformemente variado livre da resistência do ar. Você irá simular os movimentos executados quando os corpos estão submetidos a uma aceleração constante igual a 9,8 m/s2.
Essa etapa de modelagem do projeto SARA está relacionada aos conceitos de lançamento oblíquo. Ao final, você terá um memorial descritivo de cálculos de todas as etapas do projeto desde o lançamento até o resgate do satélite.
Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos. As atividades abaixo são individuais.
PASSOS
Passo 1 - Dois soldados da equipe de resgate, ao chegar ao local da queda do satélite e ao verificar sua localização saltam ao lado do objeto de uma altura de 8m. Considere que o helicóptero está com velocidade vertical e horizontal nula em relação ao nível da água.
Adotando g =9,8 m/s2, Determine o tempo de queda de cada soldado.
Aceleração = gravidade
S = So + Vot + g t²/2
8 = 0 + 0t + 9,8t²/22x8 = 9,8t²t²=16/9,8 t= √1,63 t = 1.27s o tempo de queda de cada soldado.