Trabalho estrutura e organiza ao
O desafio profissional nos faz analisar se existe uma preocupação em relação à diversidade e ao multiculturalismo na lei de diretrizes e base da educação nacional, no parâmetro curricular nacional, e se a escola atual tem dado a devida importância no seu projeto pedagógico curricular.
O desafio profissional nos faz observar se as escolas dos tempos atuais estão problematizando as questões multiculturais existentes na sociedade.
Desenvolvimento
O desafio profissional nos leva a pesquisar e observar na lei LBDEN 9.394/96, PCN e no projeto pedagógico curricular, o que foi mudado, e o que esta sendo realizado dentro das escolas a respeito das questões diversidade e o multiculturalismo. Lei de diretrizes e base da educação nacional LDBEN 9.394/96 no item XII, trás consideração com a diversidade étnica racional, e cita a lei n 12796, de 2013.
Nos parâmetros curriculares nacionais previstos nos níveis de concretização apontam a necessidade de adequar objetivos, conteúdos e critérios de avaliação, de forma a atender a diversidade existente no país.
A educação escolar deve considerar a diversidade dos alunos como elemento essencial a ser tratado para a melhoria da qualidade de ensino e a aprendizagem.
Atender necessidades singulares de determinado aluno e estar atento a diversidade: é atribuição de o professor considerar a especificidade do individuo, analisar suas possibilidades de aprendizagem e avaliar a eficácia das medidas adotadas.
A escola, ao considerar a diversidade, tem como valor Maximo o respeito às diferenças não ao elogio, a desigualdade, as diferenças não são obstáculos para o cumprimento da ação educativa; Podem e devem, portanto ser fator de enriquecimento.
-Diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnicas racionais e para ensino de historia e cultura afro-brasileira e africana trás: à igualdade básica de pessoa humana como o sujeito de direitos, cita também a compreensão de que a sociedade é formada por pessoas que