" A estrutura apresentada por Norberto Bobbio, para um ordenamento jurídico, é coerente e adequada á atualidade? "
Suas estruturas é bem coerente e adequada á atualidade sim, pois, é boa para o homem, vivendo em sociedade não pensando como o rico é a mais que o pobre, que o poder vem acima de tudo, mais os direitos iguais também pensando nos seus direitos e os direitos do próximo como ele diz: " O problema fundamental em relação ao direito do homem hoje, não é tanto de justifica-los, mas o de protegê-los. Trata-se de um problema não filosófico, mas político."
O que Bobbio sempre quer transparecer é que o ordenamento não pode apensas ser formado por uma norma, porque se fosse tudo proibido o convívio social seria impossível, mas se tudo fosse permitido seria impossível ate mesmo de andar pela rua. Temos que ter normas pensadas em todos nós, pro bem de todos, respeitando a unidade do sistema, uma norma com lógica para haver o ordenamento jurídico.
"Cada vez sabemos menos". A frase é de um dos grandes pensadores do século 20, Norberto Bobbio. Formado em filosofia e em direito, foi professor universitário e jornalista - e um apaixonado pela teoria política e pelos direitos individuais. Na Itália dos anos 1940, mergulhada na Segunda Grande Guerra Mundial (1939-1945), Bobbio fez parte do movimento da Resistência: ligou-se a grupos liberais e socialistas que combatiam a ditadura do fascismo.
Para quem não sabe, o movimento fascista foi fundado por Benito Mussolini, em 1922 e se baseava na crença de superioridade de uma "raça" sobre as demais, além de governar autoritariamente com um regime baseado na perda das liberdades individuais e na violência. Por suas idéias, o filósofo foi preso duas vezes, em 1942 e em 1944 - no intervalo entre