resenha
A INDEPENDENCIA DAS COLONIAS ESPANHOLAS
1ª) Que grupos formam a elite local na América Espanhola?
R: As pessoas nascidas na Espanha, os peninsulares – responsáveis por quase todos os cargos da administração colonial, e os descendestes de espanhóis, os chamados Criollos, grandes proprietários de terra e escravos.
2ª) Que outros grupos sociais concentrava a América Espanhola?
R: Esses outros grupos constituíam a maioria da sociedade eram os mestiços – pessoas livres e pobres, indígenas – um contingente de cerca de dez milhões de pessoas, duramente exploradas em todos os tipos de trabalho, e escravos de origem africana, concentrados sobretudo nas Antilhas.
3ª) Que relação pode ser estabelecida entre o processo de independência da América Espanhola e as guerras napoleônicas?
R: Em 1807, Napoleão invadiu a Espanha, destituiu o rei Fernando VII e impôs no trono seu irmão José Bonaparte. Os espanhóis reagiram formando juntas governativas leais ao rei deposto Fernando VII.
Na América Espanhola constituíram-se juntas governativas que inicialmente se declararam fiéis a Fernando VII. Aos poucos, porém passaram a defender a independência em relação a própria Espanha.
4ª) Que grupo social tomou a frente no processo de independência das colônias espanholas na América?
R: Os Criollos.
5ª) Qual foi a primeira colônia espanhola na América a se tornar totalmente independente e que grupo conduziu essa processo?
R: O Haiti e se constituiu um caso raro pelo fato do movimento ter sido conduzido por descendentes de escravos africanos.
6ª)O argentino José de San Martín desempenhou papel importante na luta pela independência na América do Sul. Qual era a sua proposta politica para as regiões que ele ajudou a libertar?
R: San Martín era feudalista e defendia a ideia de uma América do Sul composta de nações independentes, acreditava que os novos países deveriam ser controlados por princípios europeus, convidados para assumir o governo.