A estranha visão dos cegos
As pessoas que tem algum tipo de deficiência, como visual, tem os seus outros sentidos mais aguçados.
Após dois AVCS, TN rompeu as ligações do cérebro com o seu sentido ocular. Esse tipo de problema é muito incomum, e acontece raramente.
A pesquisa atual sobre ‘visão cega’ procura entender como as pessoas levam a vida com esse fardo tão grande e tão importante.
A partir de pesquisas com animais (O Lobbo occipital) perceberam que ao remover o córtex visual primário, os bichos mostraram resultados estáveis em que não ouve problemas para viver. Essa pesquisa foi realizada principalmente para desmentir a afirmação de que os cegos não conseguem responder aos estímulos visuais.
O que é visão cega?
A visão consciente em alguns depende de uma região do cérebro chamada de CVPO (córtex visual primário). Danos nessa região provocam cegueira em áreas correspondentes do campo visual. A visão cega ocorre onde eles não conseguem enxergar conscientemente.
Pesquisadores descobriram após experimentos com TN que essa doença é semelhante ao sonambulismo, pois mesmo com uma parte do cérebro desacordada consegue realizar algumas funções.
Os cegos, ao verem tais expressões faciais nas pessoas, usam estímulos inconscientes para tentar reproduzir essas mesmas expressões. Em um experimento, Db e Gy, expuseram um aparelho denominado eletromiografia, em que pessoas cegas, ao se depararem com diversas expressões, tentaram, de algum modo, reproduzir as expressões mostradas.
Varias outras pesquisas realizadas, revelou que quando o cego é sujeito a uma imagem o cérebro se concentra e captura qualquer outro tipo de interferência. O subconsciente armazena reações, para mais tarde enviar ao córtex visual primário.
Concluiu-se que o córtex atua no cérebro humano como uma interface entre o processamento sensorial e o processamento, contribuindo assim para o comportamento visual.