Ensaio sobre a segueira
.
SARAMAGO, J. Ensaio sobre a cegueira, 19a. ed. São Paulo: Cia. das Letras, 2001
A realidade da natureza humana
Santo Onei Puhl Martini Júnior
Prof.ª Ms. Helga Kuhn (Orientadora)
Faculdades Integradas Machado de Assis – Curso de Direito – 1º Semestre.
O autor do livro “Ensaio Sobre a Cegueira”, José de Sousa Saramago, romancista, dramaturgo e poeta português nasceu em 16 de novembro de 1922, em Azinhaga, aldeia ao sul de Portugal. Autodidata, antes de se dedicar exclusivamente à literatura trabalhou como serralheiro, mecânico, desenhista industrial e gerente de produção numa editora. Iniciou sua atividade literária em 1947, com o romance “Terra do Pecado”, só voltando a publicar quase 20 anos depois em 1966. Atuou como crítico literário em revistas e trabalhou no Diário de Lisboa. Em 1975, tornou-se diretor-adjunto do jornal Diário de Notícias.
Em 1980, alcança notoriedade com o livro “Levantado do Chão”, visto hoje como seu primeiro grande romance. “Memorial do Convento” confirmaria esse sucesso dois anos depois. Ateu, cético e pessimista, Saramago sempre teve atuação política marcante e levantava a voz contra as injustiças, a religião constituída e os grandes poderes econômicos, que ele via como grandes doenças de seu tempo.
. Em 1991, publica “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”, livro censurado pelo governo português. O último romance publicado pelo escritor foi "Caim", de 2009. Seu estilo de escrita era caracterizado pelos parágrafos muito longos e escassez de pontuações. Entre seus outros livros estão os romances “O Ano da Morte de Ricardo Reis” (1984),” A Jangada de Pedra” (1986), “Ensaio sobre a Cegueira” (1995), “Todos os Nomes” (1997), e “O Homem Duplicado” (2002). A censura do livro “O Evangelho Segundo Jesus Cristo” pelo governo Português leva Saramago a exilar-se em Lanzarote, nas Ilhas Canárias (Espanha), onde viveu até sua morte. Foi ele o primeiro autor de língua portuguesa a receber o Prêmio Nobel de