Resumo - ensaio sobre a cegueira
Filosofia II
Professor (a): Rosana Figueiredo
Aluno: Allan Francisco Santana
Sete Lagoas
2012
RESUMO
Filme ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA, produzido por Fernando Meirelles, baseado na obra Blindness de José Saramago.
O filme Ensaio Sobre a Cegueira apresenta uma epidemia de cegueira, inexplicável, onde, ao contrário da cegueira já conhecida pela medicina, o afetado não percebe a ausência de luz “escuridão” e sim a soma das cores.
A epidemia inicia-se com um homem no trânsito e, caoticamente se espalha para toda a cidade. Após as tentativas do governo em tentar conter a epidemia falharem a população se vê voltada a lutar pelas necessidades básicas.
Grande parte do filme se passa dentro de uma estrutura de confinamento, uma espécie de sanatório improvisado pelo governo, para agregar as primeiras pessoas a contaminadas.
Neste contexto há uma mulher, personagem de Julianne Moore, que ao longo da história não foi afetada pela epidemia, mas, resolve ser isolada junto com o marido, médico interpretado por Mark Ruffalo, temendo deixá-lo sozinho depois tal tragédia.
Após, longos dias o grupo de pessoas que estavam isoladas consegue fugir e se deparam com a calamidade produzida pela epidemia, calamidade vista apenas aos olhos da mulher do médico.
Passado um tempo perambulando em busca de alimento a mulher do médico decide retornar para a sua casa, acolhendo o grupo ao qual cuidava. Já em sua casa, com parte das necessidades sanadas, o primeiro homem a ficar cego recupera a visão e todos comemoram tal dádiva.
Resenha
O filme relativiza a felicidade que conhecemos, relativo ao que se tem, ao que se pode ter, e ao se pode perder. Através da privação das condições básicas, o autor transparece a felicidade apreciada em coisas que no cotidiano passariam despercebidas, como o fato de se alimentar ou um simples banho de chuva.
A interpretação do certo, do errado e do que é justiça se confronta durante todo o tempo após o