A Essência do Texto
ANÁLISE DO DISCURSO
Profº Edson Facco
Carolina Andrade Proença
Ivanilde Ribeiro de Souza
Joice Nascimento dos Santos
Jéssica Samantha Almeida
3° ano – Noturno - MBII
LETRAS: PORTUGUÊS, INGLÊS E LITERATURAS
2008
A ESSÊNCIA DO TEXTO
RESUMO
Neste trabalho analisaremos a crônica Só de Sacanagem (ANEXO 1), composta por Elisa Lucinda, de acordo com seu sentido ideológico e suas vozes que compõe a polifonia, ou seja, levantaremos os efeitos que produzem sentido.
INTRODUÇÃO
Para a Análise do Discurso de linha francesa a linguagem só se realiza se inserida em um contexto social, histórico e cultural, portanto a escolha do corpus se deu levando em consideração o contexto sócio-histórico, em outras palavras, as condições em que o texto se fez, mostrando-se totalmente engajado naquele momento.
Sendo assim, os objetivos que motivaram este trabalho foram: analisar a crônica Só de Sacanagem relacionando-a a fatores externos, de ordem social e histórica, levantando seu sentido ideológico e as vozes que compõe a polifonia (a heterogeneidade) do texto, de modo a possibilitar a produção de sentido, ou seja, sua essência.
Inicialmente responderemos a questão o que é ideologia e posteriormente a teoria polifônica de Bakhtin. Em seguida identificaremos o contexto político do Brasil e, finalmente, analisaremos a crônica reconhecendo os fatores ideológicos e a presença das vozes polifônicas que possibilitam a criação de efeitos de sentido.
IDEOLOGIA
De acordo Chauí (1980, p. 113) a ideologia é:
um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (idéias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam a prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer. Ela é, portanto, um corpo explicativo (representações)