A Ess ncia de Deus
Diretora: Pra. Ray Tavares
Prof.ª e Pra: Lilia Corrêa
Matéria: Teologia do Antigo Testamento.
Aluno: Luiz Vaz Brasil- 2º Ano.
TEMA: A ESSÊNCIA DO DEUS VIVO, ETERNO.
2015 A Essência de Deus.
INTRODUÇÃO:
Quando falamos em essência de Deus, queremos significar tudo o que é essencial ao Seu Ser como Deus, isto é, substância e atributos.·.
A) Substância de Deus: 1) Há duas substâncias: matéria e espírito.
2) Deus é uma substância simples:
B) Atributos de Deus:
Sua substância é Espírito e Seus atributos são as qualidades ou propriedades dessa substância. Atributos é a manifestação do Ser de Deus.
Há na Sagrada Escritura palavras concernentes a Deus que "tocam" ou "chegam perto" da ideia de Deus em Sua verdadeira essência. São expressões que são compostas de tal modo que, na sua forma, elas respondem não só a questão "que tipo" — isto é, quais são os atributos de Deus, mas elas parecem também responder a questão "quem" — isto é, "quem é Deus?”.
Tais expressões são: "Eu sou Aquele que é" (em hebreu, Jeová; Ex 3.14)
"Eu sou o Alfa e o Ômega, o principio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso" (Ap 1.8)
"Mas o Senhor Deus é a Verdade" (Jr 10.10)
"Deus é espírito" — As palavras do Senhor para a mulher samaritana (Jo 4.23)
"Ora o Senhor é Espírito" (2C0 3.17)
"Deus é luz, e não há Nele trevas nenhuma" (1 Jo 1.5)
"Deus é amor" (1 Jo 4.8-16)
"Nosso Deus é um fogo consumidor" (Hb 12.29)
No entanto, tais expressões também não podem ser entendidas como indicações da verdadeira essência do Deus único e com relação ao nome. Apesar de mais raramente, esse mesmo significado foi dado aos nomes "bem" e "Deus," na língua grega — Theos, significando "ele que vê." Distinto que todas as coisas "existentes" e criadas,. (Isso quer dizer: quando dizemos que Deus é "aquele que é," nós dizemos que Ele "é" num sentido superlativo