CICLO DA AGUA
Engenharia Geológica e de Minas
GEOGRAFIA FÍSICA
CICLO DA ÁGUA
Discentes:
Zuneid Yassin Mendes Da Silva Puelia Aurélio Matavele Felício Sigaúque Eminência Rafael Cuamba João Cardoso
Docente:
José Adriano Fernandes
Maputo, 04 de Junho de 2015
Índice
Introdução 3
O ciclo da água 4
Da superfície para a atmosfera 4
Da atmosfera de volta à superfície 4
Processos 5
Serviços ambientais prestados pela água 5
Ilustrações 6
Conclusão 7
Bibliografia 8
Introdução
A água é a única substância que existe, em circunstâncias normais, em todos os três estados da matéria (sólido, líquido e gasoso) na natureza. A coexistência destes três estados implica que existam transferências contínuas de água de um estado para outro; esta sequência fechada de fenômenos pelos quais a água passa do globo terrestre para a atmosfera é designado por ciclo hidrológico.
O ciclo da água, conhecido cientificamente como o ciclo hidrológico, refere-se à troca contínua de água na hidrosfera, entre a atmosfera, a água do solo, águas superficiais, subterrâneas e das plantas. A ciência que estuda o ciclo hidrológico é a hidrologia.
No presente trabalho de investigação iremos dar informações interessantes do respetivo tema, que visa fazer compreeder melhor. Falaremos de uma maneira simples de como a água transferi-se da superfície para a atmosfera, e como ela volta à superfície saindo da atmosfera. Classificaremos os processos envolvidos nessa transferência e dar a saber os serviços ambientais prestados pela água.
O ciclo da água
A água no estado líquido ocupa os oceanos, lagos, rios, açudes. De modo contínuo e lentamente, à temperatura ambiente, acontece a evaporação, a água passa do estado líquido para o gasoso.
Quanto maior for a superfície de exposição da água (por exemplo, um oceano ou nas folhas de árvores de uma floresta), maior será o nível de evaporação. Quando o vapor de água entra em contato com