PESQUISA TEOLOGIA AT
Após ter criado Deus Adão, à sua imagem, ele se tornou alma vivente. Imediatamente o Senhor fez aliança com ele. Deus fez a Adão uma promessa suspensa sobre uma condição, à qual estava anexa uma determinada pena pela desobediência. Isto é o que na linguagem bíblica se entende por uma aliança, e isso é tudo o que se entende pelo termo, como aqui utilizado. Esse pacto é chamado às vezes um pacto de vida, porque a vida foi prometida como recompensa pela obediência. Às vezes ele é chamado o pacto das obras, porque as obras foram à condição na qual essa promessa foi suspensa, e porque assim se distingue da nova aliança que promete vida na condição de fé.
Esta aliança que Deus fez com Adão continha:
a) Uma permissão -Gn 2:15-15
b) Uma promessa -Gn. 2:17
c) Uma penalidade - Gn 2:17; 3:3
Enquanto as suas condições fossem obedecidas, esta aliança de obras seria designada para proporcionar, como de facto proporcionou uma ininterrupta existência feliz, santa e imortal da alma e do corpo. A vida de que as Escrituras falam e que está relacionada com a obediência, é o que decorre da graça e comunhão com Deus, e inclui a glória, a honra e a imortalidade, como o Apóstolo nos ensina em Romanos 2:7. Sendo, porém, desobedecida, sua penalidade seria a morte.
2. ALIANÇA COM NOÉ: Aliança de Preservação
Mais tarde Deus fez uma aliança com Noé. É a primeira vez que a palavra aliança surge no Antigo Testamento: Gn. 6:18. Essa aliança pode ser chamada aliança da preservação. E como Deus sempre estabelece Suas alianças com sinais ou promessas, Ele deu o símbolo desta aliança de preservação – o arco-íris.
Este sinal é válido ainda hoje. Toda vez que vemos um arco-íris no céu, que é o resultado da iluminação da luz do sol e gotículas de chuva, podemos saber que Deus relembra Sua aliança com Noé: de que Deus jamais irá destruir a Terra toda por um Dilúvio de águas. O arco-íris da graça de Deus é o fator predominante.
Deus estabeleceu um sinal de aliança com a