A Escravidão no Século XXI
EDUARDO ROCHA
LÍVIA FRAZÃO
RODRIGO ITAMAR
THAYS RIGOL
YULE MEDEIROS
A ESCRAVIDÃO NO BRSIL NO SÉCULO XXI
UCDB
CAMPO GRANDE – MATO GROSSO DO SUL
2013
ÁLVARO CABRAL
EDUARDO ROCHA
LÍVIA FRAZÃO
RODRIGO ITAMAR
THAYS RIGOL
YULE MEDEIROS
A ESCRAVIDÃO NO BRASIL NO SÉCULO XXI
Trabalho apresentado no curso de graduação à Universidade Católica Dom Bosco, sobre a Escravidão no Brasil no Século XXI, para fins de avaliação e aprendizagem.
UCDB
CAMPO GRANDE – MATO GROSSO DO SUL
2013
SUMÁRIO
8. REFERÊNCIAS:..............................................................................................12
1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS:
Na presente obra, buscamos analisar as condições de trabalho degradantes que muitos brasileiros, ainda hoje, se submetem em busca de melhores condições de vida.
O objetivo é demonstrar que mesmo após a abolição da escravatura completar 125 anos no Brasil, a prática de "reduzir alguém a condição análoga à de escravo’’, como cita o Art. 149 do código penal, continua longe de ser extinta no país. Por isso, é notória a importância da abordagem do tema dentro do estudo da sociologia, uma vez que o trabalho escravo representa um dos grandes sintomas da desigualdade existente no Brasil.
Através de pesquisas a livros, sites e reportagens, procuramos aqui responder questões simples e pertinentes ao assunto, como por exemplo, os tipos mais comuns de escravidão no país, o modo que os trabalhadores são inseridos nesse meio, os motivos pelos quais permanecem e esclarecer o que realmente representa a escravidão contemporânea juntamente com as possíveis formas de banir permanentemente essa prática em nossa sociedade.
2. ESCRAVIDÃO COLONIAL x ESCRAVIDÃO CONTEMPORÂNEA:
No dia 13 de maio de 2013 foram comemorados os 125 anos da declaração da Lei Áurea no Brasil, Lei essa que trouxe a liberdade para milhares de negros que