O Manifesto Comunista X A revolução dos R$ 0,20
A burguesia por sua vez, assim como acontece também nos dias atuais, conquistara dentre outras coisas a dominação política do moderno Estado representativo, no qual significa uma comissão que administra os negócios de toda sua classe. A mesma passa a despir todas a essência sagrada e consideradas de grande reverência, atividades como médicos, poetas, padres, advogados e etc , em trabalhadores assalariados por ela; transformando então, a dignidade pessoal em valor de troca, onde, no lugar da liberdade entrara a liberdade do comércio. Passa então, a acontecer uma forte exploração que poderíamos caracterizar como uma exploração seca e direta.
No proletariado, os seus interesses e condições de vida tornam-se cada vez mais semelhantes, onde a maquinaria do comércio apaga cada vez mais as diferenças dos trabalhos, nivelando assim os salários por baixo. Os proletariados, sendo como a classe oprimida; uniram-se e fazeram o movimento do proletariado, onde a maioria lutaria pelo interesse da imensa maioria. Porém, o proletário, na qual era a camada mais baixa, não podia se levantar ou se endireitar, sem destruir toda a super estrutura que formava a sociedade oficial. Nessa luta, os operários apenas de tempos em tempos conseguiam uma vitória, as conquistas eram apenas transitórias, porém a união dos mesmos se amplia cada vez mais através de constantes comunicações .
Os comunistas por sua vez, não formam um partido a parte dos proletários, apenas se distinguem dos operários em dois pontos: nas lutas dos