A escolha da abordagem de ensino aprendizagem
De acordo com a tirinha o ensino abordado é a abordagem tradicional, que o professor de forma sistematizada transmite ao aluno seu conhecimento sem muita interação, e eles retornam ao professor como se fosse uma linha direta sem maior abrangência. E a participação de Mafalda é algo que a maioria dos professores gostaria de ter em uma sala de aula, o aluno que questiona, que está ansioso para descobrir o desconhecido ter sua própria experiência, e pensar nas possíveis possibilidades de aquela atividade acontecer. Contudo o professor até com um certo zelo tenta ensinar como se faz para plantar uma planta porem não explorando de uma forma desafiadora a curiosidade da Mafalda fazendo com que ela participe e pondere buscando outras formas para a execução da atividade. Nesse contexto reafirmo que o professor usa a abordagem tradicional. Com o conhecimento que estou adquirindo no curso com certeza iria escolher a abordagem construtivista por ser um modo de ensino que está sempre desafiando o aluno fazendo que crie algo novo e até mesmo reinvente ou melhore algo já criado, e nós professores atuamos como intermediadores do saber.
As nova tecnologias da educação
Analisando o material proposto vemos que nos dias atuais o uso das tecnologias no ensino é de vital importância, pois através delas é possível criar um ambiente atraente para passar o conteúdo aos alunos. Com isso o profissional docente tem maiores desafios dentro da preparação com as novas tecnologias. Ao contrário do que vimos no vídeo não adianta a escola ter toda uma estrutura tecnológica mas o professor e a própria instituição não estarem preparado para lidar com esta nova realidade.
É muito importante que tanto a instituição de ensino quanto o professor possam se preparar para lidar com esse novo formato de ensino tecnológico é uma tendência que precisamos nos adaptar o quanto antes se não ficaremos para trás.