Piniquio
799 palavras
4 páginas
IntroduçãoO objeto de estudo deste trabalho é análise da obra de Rubens Alves, “Pinóquio às avessas”. A análise da obra terá como base três teorias sobre aprendizagem : tradicional, comportamental e humanista.
Para tal exemplificaremos cada abordagem pedagógica de ensino,com trechos da obra acima .
Primeiramente é importante abordar um pouco sobre cada uma das filosofias de ensino, suas principais características e objetivos:
Abordagem tradicional:
A abordagem tradicional foi defendida por muitos estudiosos como sendo “o ensino verdadeiro “ ( Mizukami,1986 )
Nesta abordagem de ensino o aluno é considerado tabula rasa. Ele deve aprender o conteúdo que lhe é ministrado e esse conteúdo inclui conhecimentos sobre as artes, ciências, raciocínios, etc. O conhecimento é mensurado através da capacidade de armazenamento de informações que o indivíduo possui. O acúmulo de informações é considerado conhecimento. A educação é considerada um produto a ser adquirido pelo indivíduo, mas sem sua participação ativa.
A aquisição do conhecimento é feita de forma passiva e sem questionamentos. Nesta abordagem pedagógica pouco se indaga acerca do conteúdo e sua utilidade na vida prática do indivíduo. A transmissão ocorre de forma padronizada. Todos os indivíduos devem aprender e acumular os mesmos conhecimentos que foram préviamente determinados e escolhidos pelos adultos que já passaram pelo mesmo processo. Não há margem para escolhas individuais sobre o conteúdo da aprendizagem.
O adulto é considerado o detentor dos conhecimentos e o aluno alguém que precisa do conhecimento para tornar-se adulto e completo.
Trata-se de uma pedagogia diretiva segundo Fernando Becker, onde o professor fala e o aluno apenas escuta.
Assim sendo, o homem para esta abordagem de ensino é considerado um receptor passivo, que receberá informações e deverá repeti-las.
O sucesso do indivíduo na aprendizagem é medido de acordo com a quantidade e precisão do conhecimento por ele